top of page

Os temas mais relevantes do evento

Selecionamos os temas que mais impactam o setor de energias renováveis para tornar 

sua imersão no evento uma experiência engrandecedora.

1. Futuro da Energia Solar

A energia solar sofre grandes desafios: tributação excessiva, regulamentação confusa, problemas para conexão, fluxo reverso, incertezas sobre tarifas de importação. São muitos os desafios do setor. O que o mercado deve trazer de novidades para os próximos anos e como as entidades e autarquias poderão contribuir.

2. Hidrogênio Verde

A energia solar sofre grandes desafios: tributação excessiva, regulamentação confusa, problemas para conexão, fluxo reverso, incertezas sobre tarifas de importação. São muitos os desafios do setor. O que o mercado deve trazer de novidades para os próximos anos

3. Geração Eólica no Nordeste

E se turbinas semi-flutuantes atuassem em alto-mar a 100 km da costa, alimentadas por drones de manutenção autônoma? Avaliaremos propostas ousadas que desafiam a regulamentação atual e técnicas de IA para prever falhas antes que elas aconteçam, reduzindo OPEX em até 30%.

4. Fluxo Reverso no Solar

Polêmica: será que a compensação de energia precisa ser revisada para remunerar melhor o excedente? Debateremos novos modelos de “tarifa dinâmica” e blockchain como garantia de transparência nas trocas de créditos, com pilotos no Maranhão já identificando ganhos financeiros extras de 15%.

5. Biomassa e Biogás

Apresentamos a co-geração híbrida: sistemas que convertem resíduos de coco e madeira em eletricidade, vendendo o excedente no mercado spot. Veremos como startups estão usando digestores modulares e IA para otimizar digestão, reduzindo custos de operação em 40% e lançando o debate sobre subsídios justos.
bottom of page